Buraco macular

Início > Patologias > Buraco macular

Buraco macular

O que é o buraco macular?

O buraco macular consiste numa interrupção das camadas da retina na sua parte central, a mácula. Ocorre mais nas mulheres a partir dos 50 anos e pode ser bilateral.
O principal sintoma é a perda de visão central, mantendo a visão periférica. O diagnóstico é clínico e confirmado por um exame não invasivo, a tomografia de coerência óptica (OCT). O tratamento é cirúrgico, permitindo uma grande probabilidade de encerramento do buraco. A recuperação da visão depende do tempo de evolução e dimensão do buraco.

Os sintomas de buraco macular começam por uma distorção da imagem. Se progride, uma “mancha preta” acaba por aparecer no eixo central da visão. A pessoa com buraco macular poderá sentir dificuldade na leitura ou em visão de pormenor, perda de Visão de Longe e Visão central turva ou distorcida.

As causas do buraco macular relacionam-se com a idade, ou em alguns casos, com o trauma. O que acontece é que o humor vítreo (estrutura gelatinosa que ocupa cerca de 80% do conteúdo do globo ocular) contrai-se e separa-se da mácula. Nalguns casos, este processo tracional dinâmico pode levar à avulsão do tecido retiniano, formando-se um buraco na fóvea (área central da mácula). Algumas pessoas correm maior risco de sofrer desta doença: os míopes com mais de 6 dioptrias e após um trauma contundente. Os doentes com um buraco macular num olho têm um risco maior de desenvolvê-lo no olho contralateral (10-15%)

Qual o tratamento para o buraco macular?

O Buraco Macular trata-se através de uma cirurgia de retina designada por vitrectomia. Este procedimento cirúrgico tem um bom prognóstico, já que mais de 90% dos casos acabam por encerrar. Consiste na extração do humor vítreo e remoção de uma membrana (10 vezes mais fina do que a espessura de um cabelo) denominada por membrana limitante interna. No final da cirurgia, uma bolha de gás é introduzida no olho. Durante o período pós-operatório, o doente deverá manter a posição da cabeça para baixo, por vários dias, para otimizar o encerramento anatómico do Buraco Macular.