Degenerescência Macular da Idade (DMI)

Início > Patologias > Degenerescência Macular da Idade (DMI)

Degenerescência Macular da Idade (DMI)

O que é a degenerescência macular da idade (DMI)?

A degenerescência macular relacionada com a idade é uma doença degenerativa da retina, de evolução crónica, que se manifesta clinicamente após os 50 anos de idade. Atinge a região central da retina, a mácula, responsável pela visão precisa, podendo originar baixa acuidade visual, visão distorcida, escotoma ou mancha central. Trata-se da principal causa de perda visual nos países industrializados. Representa um importante problema de saúde pública uma vez que a população está cada vez mais envelhecida e a qualidade de vida dos idosos é uma preocupação central dos médicos e do governo.
Além da idade e factores genéticos, o tabagismo e exposição à luz solar intensa, têm sido consideradas causas da doença.

• Distorção das linhas retas (metamorfopsia), onde ao olhar para linhas retas verticais ou horizontais aparentam estar curvas;
  • Perda de visão em pontos específicos do campo visual (escotomas), onde existem zonas da retina que não tem visão, o que pode aparentar o desaparecimento de objetos ou zonas do campo visual;
  • Perda total de visão.

A degenerescência macular da idade, como o próprio nome nos dá a entender, é uma doença degenerativa que afeta a região da mácula, que é a zona responsável pela visão central, em pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. O aumento da sua predominância ocorre, naturalmente, à medida que a idade avança. O seu surgimento deve-se a vários fatores, sendo a idade o mais relevante, existindo ainda alguns fatores de risco como a raça branca, o tabagismo, fatores genéticos e fatores ambientais.

O seu diagnóstico

O diagnóstico faz-se pela clínica e por um exame simples de efectuar desde que os meios ópticos o permitam, o OCT (Tomografia de coerência óptica). O tratamento com injecções intraoculares (anti VEGFs) que tratam ou retardam a evolução revolucionou o tratamento desta patologia, na sua forma exsudativa.
No entanto, este tratamento, pode ser necessário de uma forma repetitiva, para manter a visão.

Qual o tratamento para a degenerescência macular da idade (DMI)?

O uso de vitaminas antioxidantes ou de suplementos minerais têm um papel profilático no aparecimento da DMI. Outras medidas importantes são evitar o excesso de peso, deixar de fumar, tratar a hipertensão arterial e proteger os olhos dos raios solares. Sem tratamento, o curso clínico é, em todos os casos, crónico e conduz à perda irreversível da acuidade visual.